folia em dia de chuva

Sunday, October 15, 2006

quando não tem garçon...

a conversa começou atípica: grupos de adictos em sexo na pauta. histórias, piadas, suposições... conversa mesmo de mesa de bar, daquelas em que alguém sempre consegue dizer uma frase mais engraçada que a última piada.
de repente a conversa mudou para a argentina e, por algum motivo obscuro, o tom ficou menos brincalhão. as risadas silenciaram, os sorrisos se desfizeram e no lugar deles surgiram olhares pensantes. algumas pitadas de política, pedacinhos de discordâncias (daquelas suaves que só entre amigos existem) e, após alguns pitacos, uma constatação: eles, os argentinos, são melancólicos. não são tristes. enquanto nós, brasileiros, somos alegres. e não felizes.

silêncio. já não há mais pedacinhos de discordâncias - cada um está em seu próprio universo tentando entender o que isto quer dizer, tentando descobrir o que fazer agora com esta tal constatação: levar pra casa? guardar no bolso? deixar na mesa do bar? fazer música? ir pra buenos aires? jogar no lixo??
até que alguém acaba com o pesado silêncio e finalmente diz: vamos entrar pra ouvir a banda?
num só impulso todos levantam e entram no bar.
alegres. e não felizes.

e eu, bem aqui dentro, admito que continuo preferindo a melancolia.


Um homem com uma dor
é muito mais elegante
caminha assim de lado
como se chegasse atrasado
andasse mais adiante

Leminski

4 #Comments:

Anonymous Anonymous pingou...

deixei minha alma em buenos aires, numa esquina da rua dorrego. e a melancolia me invade desde pequena, por que será? ai, minha alma lusitana... acho que essa herança européia mesmo. vai ver tenho os céus de brumas.
.
nota mental: resgatar a brasilidade. alegre, e não feliz.
ou não: ou feliz e melancólico. será possível?
beijos, minha flor

9:00 PM  
Blogger Ficas pingou...

adorei. melhor que isso é um aparelho de som na sexta.
beijo

10:51 AM  
Anonymous Anonymous pingou...

Gostei disso.

As vezes até parece que felicidade e tristeza não existem mesmo, seriam mesmo tentativa de eternizar a sensação do momento em palavra.

somos ou/e estamos?

Bjão, bonitona elisângela. bom te (re)ver!..

10:04 PM  
Anonymous Anonymous pingou...

acho tudo isso bobagem?

quem falou essas merdas????
não falem mal de argentinos!!!! hehe

11:23 AM  

Post a Comment

<< Home