folia em dia de chuva

Monday, November 13, 2006

Não vai ser em vão que fiz tantos planos

Serpentina. Ela viu uma chuva de serpentina lentamente derramar-se pelo chão sujo da rua e já era o amanhecer. Por um instante pensou ser apenas uma miragem – ou simplesmente preferiu acreditar que não era nada daquilo. Ao seu lado um bêbado qualquer derramava pedaços de uma cerveja já quente e seguia a conversa consigo mesmo que provavelmente começara há mais de semana. Na sua cabeça pedaços também de conversas que, entrecortadas, seguiam, sem pretensão alguma de fazer sentido – porque, afinal, fazer sentido é pretensão boba, daquelas inatingíveis.
Chegou em casa após uma longa jornada, um copo de água pra tirar o gosto ruim da boca e antes de fechar os olhos ainda pediu a companhia da rádio – mas já não havia música capaz de lhe calar os pensamentos.
Tantas frases.
Tantos olhares.
Tantas pessoas.
Fantasias.
Tantos significados que tudo pode ter tido que era melhor nem querer saber de todos.
Um certo carinho com relação ao passado e aquela eterna (tomara!) expectativa com relação ao futuro. Certamente era o fim de um ciclo, mas de qual deles?
O carnaval acabou. A partir de amanhã não haverá mais confetes e as serpentinas já serão artefatos de um passado quase distante. Um certo não saber quem será toda essa gente quando fantasias já não mais houver. Uma certa dúvida. Vontade de tudo poder compreender com a certeza de que tudo será pra sempre incompreensível.
Por ora, prefere tentar juntar as migalhas que consegue enxergar a olho nu: o sorriso de Rita, o olhar indagador de Martin, o abraço apertado que só Francisco, o entender das palavras (seus ires e vires) de Alice. Cada um com seu pedaço lhe parece imprescindível. Pedaços que compõem um tanto – um pedaço de vida que já não se pode jogar fora.

Eu não sei bem o que seja, mas seja o que será...
Chico Buarque

2 #Comments:

Blogger Constanza pingou...

Elis!

vim pingar aqui no teu blog, e adorei!
tá de layout novo!
e o texto, lindo! amo essa atmosfera de carnaval, confete... adorei o que você disse sobre ciclos!
vou ler os outros, que tem tempo que não entro aqui!
como vai por aí, hein?

beijos

6:21 PM  
Anonymous Anonymous pingou...

eu sempre vejos lindas imagens [e linda elis] nos teus escritos, flor-minha =**

9:07 PM  

Post a Comment

<< Home